segunda-feira, 1 de março de 2010


Hoje em dia, cada vez mais a tecnologia vem promovendo uma maior facilidade para todos os profissionais, principalmente aos que, de certa forma, dependem dela para se sobressaírem. Dentro da comunicação social é essencial que o profissional tenha conhecimento das principais ferramentas nas quais podemos utilizar, sendo para texto, animação, imagem, vídeo ou áudio. Abaixo segue alguns desses programas.







ADOBE PHOTOSHOP: Software caracterizado como editor de imagens trabalhando com efeitos/feltros, animações, modificação da imagem, restaurando-as, formando montagens, fazendo difusão. Além disso, também é possível acresentar textos, diagramar, desenhar, vetorizar, plugins...sempre trabalhando em camadas. Tem como formato a extenção .PSD e suporta vários tipos de cores, sendo RGB e CMYK as mais utilizadas








COREL PHOTO-PAINT: Visto como um concorrente do Photoshop, ele faz parte do pacote CorelDRAW, e sua principal função é a edição de imagens. Através dele, você pode aplicar efeitos em imagens, melhorar a qualidade delas, (utilizando pincéis, trabalhando com as cores)como por exemplo aumentando a claridade de imagens escuras que dificultam a visualização da imagem, retirar fundos...







ADOBE FIREWORKS: O Fireworks é um editor de imagens desenvolvido pela Macromedia, posteriormente adquirido pela Adobe. Suas funcionalidades focam a publicação gráfica na Internet, por isso inclui suporte a GIF animado, PNG e imagens fatiadas, além de possuir ótima compressão de imagens.









ADOBE ILLUSTRATOR: É um editor de imagens vectoriais, tendo como formato a extenção .AI, o poder do Illustrator deriva das curvas de Bézier como elemento principal dos documentos. De forma simplificada, as linhas e curvas de um desenho podem ser descritas matematicamente, os círculos e arcos são formas trigonométricas, sendo emulado de forma suficientemente precisa.







CORELDRAW: É um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico, no qual pode-se editar imagens. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objectos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc) confecção de cartazes, etc. Seu formato é .CDR.







SONY VEGAS: É um software de edição não linear da Sony que combina edição de audio 5:1 surround (Dolby Digital DTS para Home Teather ou 2:0 stereo para Televisões normais e edição de vídeo em tempo real de alta qualidade e fidelidade, apresenta diversos plugins, renderiza em quase todos os formatos e sempre em qualidade de DVD. É muito utilizado pela TV e no Cinema.







POWER POINT: Sendo um programa usado para apresentações, é possível desenhar, editar, acrescentar, produzir slides, colocar textos, produzir efeitos animados(com sons), giffs, vídeos... Podendo ser automática ou manual, seu formato é .PPS.













ADOBE PAGEMAKER: Programa de layout de páginas ideal para profissionais da área de negócios e da educação; também para os pequenos empresários e para os que trabalham em casa e querem criar publicações de alta qualidade como folhetos e boletins informativos. Utilizado principalmente para diagramar jornais, livros, revistas...Por ser mais fácil trabalhar com colunas. É possível acrescentar imagens, cliparts, templates e ainda permite importar e exportar arquivos PDF.







ADOBE FLASH: Software primariamente de gráfico vetorial - apesar de suportar imagens bitmap e vídeos - utilizado geralmente para a criação de animações interativas que funcionam embutidas num navegador web. Esses arquivos são de extensão ".swf" (de Shockwave Flash File). Eles podem ser visualizados em uma página web usando um navegador que o suporta (geralmente com plug-in especial) ou através do Flash Player, que é um leve aplicativo somente-leitura distribuído gratuitamente pela Adobe. Os arquivos feitos em Flash são comumente utilizados para propaganda animada (banners) em páginas web, mas evidentemente não limitando-se a isso, pois existem diversos jogos e apresentações dos mais variados tipos utilizando a tecnologia. Até mesmo sites inteiros podem ser feitos em '.swf'.






ADOBE DREAMWEAVER: Fazendo parte do pacote da Macromidia, pode esconder os detalhes do código HTML do usuário, tornando possível que não-especialistas criem facilmente páginas, sites e até mesmo aplicações para web. permitir selecionar a maioria dos navegadores para se ter uma previsão (preview) da visualização do HTML Outpu da página diretamente no(s) navegador(es) de destino. O software possui também ótimas ferramentas de gerenciamento e transferência de projetos tais como a habilidade de encontrar e substituir, no projeto inteiro, linhas de texto ou código através de parâmetros especificados. O painel de comportamentos também permite a criação de JavaScript básico, sem qualquer conhecimento de codificação.









ADOBE ACROBAT: É um software que permite a conversão de documentos de diversos formatos em um arquivo de formato PDF. Proporciona a capacidade de converter o documento de maneira fiel ao original independente do seu conteúdo, sua extenção é .PDF.













Fonte: WIKIPEDIA






Nenhum comentário:

Postar um comentário